Motorista poderá escolher o informações, alterar cores e até inserir fotos.O painel conta com uma tela de LCD mas o alto custo da tecnologia atrasa a vinda da novidade, mesmo em países desenvolvidos.
Essa tecnologia já equipa oscarros mais luxuosos e carros-conceito de algumas marcas, como da alemã BMW e das americanas Ford e General Motors
“Apesar de os quadros reconfiguráveis já estarem disponíveis há algum tempo no exterior, é uma tecnologia que ainda está crescendo na indústria mundial”, diz o gerente de engenharia de desenvolvimento na área de painéis de instrumentos, Iaran Gadotti. “Mas quando ela vingar, o Brasil não vai demorar muito para tê-la, pois o consumidor não se contenta mais com carros básicos. Essa distância tecnológica entre Brasil e os países ricos diminuiu muito.”
O que tem de novo
Os painéis dos carros terão opções mais esportiva com velocímetro digital e conta-giros exponencial e uma off-road, que traz no lugar do conta-giros as informações de inclinação frontal e lateral do carro. Em todas as configurações, as imagens captadas pela câmera instalada na porta traseira são reproduzidas do lado esquerdo do painel do carro quando o motorista engata a marcha à ré.
Apesar de ser parecido a uma tela de computador ou de celular, a tecnologia empregada nos painéis de instrumentos reconfiguráveis é muito mais complexa, já que o dispositivo tem que ser resistente ao calor, vibrações e transmitir os dados em tempo real. “Por isso, o desenvolvimento não é tão simples, o que aumenta o custo do projeto e restringe a produção, mesmo nos países mais desenvolvidos”, afirma o diretor do comitê técnico da SAE Brasil, Ricardo Wetzel. “No Brasil a tecnologia está pronta, agora cabe às montadoras a decisão de adotar ou não em seus carros.”
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